Renato Gaúcho desembarcou no Rio de Janeiro e foi anunciado como o novo treinador do Fluminense
Ao final da temporada de 2013, o Fluminense anunciou a contratação de Renato Gaúcho, projetando o trabalho previsto para 2014. Pela quinta vez em sua carreira como treinador, o profissional se apresentava ao clube. Vale ressaltar que o técnico estava no Grêmio e classificou o time gaúcho para a Libertadores, atuação que se concretizou de maneira importante.
Anteriormente, Renato Gaúcho esteve ao lado do Fluminense em 2002, 2003, 2007 e 2009. Vale lembrar que, em 1996, quando ainda jogava pelo Fluminense, Renato assumiu o cargo de técnico interino por duas partidas. Em 2007, ele levou o clube à conquista histórica da Copa do Brasil, e no ano seguinte, levou o time à final da Copa Libertadores da América.
Naquele ano, Renato chegou ao Fluminense acompanhado de seu auxiliar Alexandre Mendes e o preparador de goleiros Victor Hugo, que também já havia trabalhado anteriormente no clube carioca, treinando atletas como Fernando Henrique. A escolha de Renato foi um processo longo e cheio de mudanças, e que dividia opiniões.
Fluminense vive momento de incerteza
No último ano, o Fluminense esteve ao comando de Mano Menezes, treinador que foi anunciado como reforço ainda na metade da temporada de 2024, preenchendo a vaga deixada por Fernando Diniz. O ano anterior não definiu grandes momentos ao torcedor, no entanto, o profissional confirmou a permanência do time na Série A do Campeonato Brasileiro.
Em 2025, os números iniciais não surpreenderam e o Fluminense ainda vai em busca da virada de chave. Alguns torcedores entendem que o ciclo de Mano Menezes se encerrou na temporada passada, desejando que os erros não se repitam em mais um ano. Outros, no entanto, acompanham a possibilidade de contar com Renato Gaúcho em um novo momento da história.