Há 118 anos, nascia um dos primeiros ídolos da história do Fluminense
No dia 8 de fevereiro de 1905, nascia um dos primeiros ídolos de toda história do Fluminense. João Coelho Netto, mais conhecido como Preguinho. Oitavo maior artilheiro do clube, o eterno ídolo também é quem mais marcou no Estádio das Laranjeiras.
Entre tantas marcas atingidas pelo clube, uma das mais famosas e de grande repercussão aconteceu na década de 1930. Quando o futebol era profissionalizado no Brasil, ele preferiu continuar atuando como amador para defender as cores do Tricolor de graça.
“Ele não via sentido em ganhar por algo que tinha prazer em fazer. Depois de aposentado, chegou a receber convite para ser comentarista, mas recusou, porque não gostaria de falar mal do Fluminense. Falaria, se precisasse, mas o amor era tão grande, que faria mal a ele. Não conseguiria ser autêntico”, contou Barbosa.
Entre os anos de 1925 e 1938, Preguinho atuou pelo Fluminense em 174 jogos, marcando 174 gols, sendo 78 no Estádio das Laranjeiras. Atuações e atitudes que fazem com que o ídolo seja homenageado até os dias de hoje.
Veja:
Feitos históricos de Preguinho
Um dos grandes nomes da história não só do Fluminense, mas também do futebol brasileiro, Preguinho viveu uma extensa carreira no esporte, com grandes feitos que o colocaram entre os principais nomes de todos os tempos.
Entre seus grandes feitos, está o fato que Preguinho não foi só campeão no futebol, mas também em outros esportes. Uma curiosidade é que sua estreia como futebolista no Fluminense, no dia 19 de abril de 1925, mas no mesmo dia, antes da partida, ele foi tricampeão estadual de natação. Com sua medalha, pegou um táxi e foi ajudar o Flu a conquistar o Torneio início do Rio de Janeiro.
Além do futebol e natação, Preguinho também disputou outras modalidades, como remo, basquete, vôlei, polo aquático, saltos ornamentais, atletismo, hóquei sobre patins e tênis de mesa. Os registros indicam que ele saiu vitorioso em pelo menos oito esportes. No basquete, por exemplo, ele é até hoje, o segundo maior cestinha da história do Fluminense, com mais de 700 pontos.
Preguinho também carrega uma marca importante pela Seleção Brasileira. Ele foi o responsável por carregar a braçadeira de capitão e marcar o primeiro gol do Brasil em uma Copa do Mundo, em 1930, na derrota para a Iuguslávia por 2 a 1.