Fluminense pode ter o jogo mais importante da história em casa
A Conmebol anunciou na noite de ontem (8) que a final da Copa Libertadores de 2023 será realizada no Maracanã, no dia 11 de novembro. A decisão representa uma vitória para a CBF, que apresentou candidatura brasileira para sediar as finais tanto da Libertadores quanto da Copa Sul-Americana.
Entre os motivos para a escolha do Maracanã como sede da final da Libertadores estão os problemas enfrentados por torcedores brasileiros nas duas últimas finais disputadas em Guayaquil e Montevidéu, além da final disputada sem público no mesmo estádio em 2021, em virtude da pandemia de Covid-19.
A final da Copa Sul-Americana será realizada em Montevidéu, no dia 28 de outubro, em um estádio ainda a ser definido. O Brasil também era um candidato natural para sediar a final desta competição, uma vez que a decisão do ano anterior estava prevista para ocorrer em Brasília, mas acabou sendo transferida para Córdoba, na Argentina, devido à proximidade com as eleições gerais no Brasil.
Com a confirmação dessas sedes, o público brasileiro poderá ter a oportunidade de assistir a duas finais sul-americanas em seu próprio país, após as últimas três finais da Libertadores terem sido disputadas entre equipes brasileiras.
Sorteio da Libertadores é adiado pela Conmebol
A Conmebol decidiu alterar a data do sorteio da fase de grupos da Libertadores, que agora acontecerá em 27 de março em Luque, no Paraguai – a data anterior era 22 de março. Até agora, seis times brasileiros estão garantidos nas chaves: Athletico, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras. O Atlético-MG e o Fortaleza estão a uma eliminatória de se juntar a eles.
A Libertadores está atualmente na terceira fase do mata-mata antes de definir a fase principal do torneio, que terá oito grupos de quatro times, totalizando 36 equipes. Os dois melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final.
Os jogos da primeira rodada da fase de grupos estão programados para 3, 4 ou 5 de abril, com os cabeças de chave jogando fora de casa, como é o caso de Athletico, Palmeiras e Flamengo. O mata-mata da Libertadores começa nas oitavas de final, cujo sorteio está previsto para 5 de julho. As quartas acontecem de 23 a 30 de agosto, enquanto as semifinais serão disputadas de 27 de setembro a 4 de outubro. A final da principal competição sul-americana está marcada para 11 de novembro, tendo o Maracanã, como palco.