Curiosidades sobre o estádio das laranjeiras
O Estádio das Laranjeiras, além de ser por muitos anos a casa do Fluminense, também faz parte do futebol brasileiro. No ano de 2023, o estádio renomeado de Manoel Schwatz a partir de 2004, completará 103 anos de história.
Antes da inauguração oficial que aconteceu em 1919, o futebol já estava presente no estádio que fica na Rua Guanabara, ao lado da sede social do Fluminense. E, nesses mais de cem anos de história, o local coleciona grandes momentos.
Assim como tudo na vida, nada é feito apenas com boas recordações. O Estádio das Laranjeiras também viveu seus momentos ruins, mas também há muita coisa boa para contar. Uma reportagem o Globo Esporte listou uma série de curiosidades envolvendo o mítico estádio.
Curiosidades que marcaram a história do Estádio das Laranjeiras
1º jogo da história da seleção brasileira
Em 1904, aconteceu a primeira partida interestadual, entre Fluminense e Paulistano. Uma década depois, em 1914, também foi palco do primeiro jogo da história da Seleção Brasileira. Um amistoso contra o Exeter City, da Inglaterra. O Brasil venceu por 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes e Osman.
Casa da Seleção por quase 20 anos
O Estádio das Laranjeiras não foi só o local da primeira partida da Seleção Brasileira na história, mas também foi a casa do Brasil por quase duas décadas. Ao todo, foram 18 jogos, sendo 13 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota. Foram 51 gols marcados e apenas 16 gols sofridos.
Números do Fluminense no Estádio
O Time de Guerreiros utilizou o Estádio das Laranjeiras até 20 anos atrás, em 2003. Ao todo foram 842 jogos, conquistando 533 vitórias, 156 empates e 153 derrotas. Foram 12 títulos conquistados pelo clube no estádio, além de outras seis taças do Torneio Início.
Casa também do Flamengo
Além de acolher a Seleção Brasileira e ser a casa do Fluminense, o Estádio das Laranjeiras também recebeu muitos jogos do maior rival do tricolor, o Flamengo. Inclusive, o Rubro-Negro é o segundo clube que mais atuou no estádio, e até foi campeão por lá, em 1921 e 1942.
Maiores artilheiros do Fluminense do estádio
- Preguinho – 79 gols
- Russo – 77 gols
- Welfare – 74 gols
- Hercules – 62 gols
- Orlando Pingo de Ouro – 48 gols
- Ézio – 44 gols
Reabertura em grande estilo
Em 1986, o estádio foi reaberto, em uma partida entre Fluminense x São Paulo. O amistoso, conhecido como a “festa das faixas”, era o confronto do tricampeão carioca contra o campeão paulista. Telê Santana, treinador da Seleção, estava nas Laranjeiras assistindo e fazendo observações para a Copa do México. A partida terminou 2 a 2, gols de Silas (dois) para o São Paulo, com Renê e Ricardo marcando para o Flu.
Último título do Fluminense nas Laranjeiras
A última vez que o Fluminense levantou uma taça nas Laranjeiras aconteceu no dia 11 de abril de 1993, ao bater o Volta Redonda por 1 a 0 na decisão da Taça Guanabara. O gol da partida foi marcado pelo Ézio, aos 21 minutos do primeiro tempo.
Último jogo nas Laranjeiras
A última vez que aconteceu uma partida oficial do time principal do Fluminense no Estádio das Laranjeiras foi em 2003, no dia 26 de fevereiro. O Tricolor ficou apenas no empate com o Americano em 3 a 3, pelo Campeonato Carioca.
Estádio ainda é utilizado pela torcida
Mesmo não tendo mais jogos, o Estádio das Laranjeiras ainda tem a presença do torcedor. Nos últimos anos, o Estádio virou um ponto de encontro para as comemorações de títulos. Foi lá que os torcedores comemoraram os títulos da Copa do Brasil de 2007 e os Brasileirão de 2012.