Confirmado: Ganso é do Santos
Paulo Henrique Ganso, conhecido como Ganso, foi contratado pelo Fluminense em 2019, levando algum tempo para se adaptar ao clube. Apesar de um bom começo, o meia enfrentou desafios, incluindo lesões e falta de ritmo de jogo, especialmente durante a época da pandemia no futebol. No entanto, em 2022, e principalmente após a chegada de Fernando Diniz, o jogador se transformou dentro do clube.
Com uma forte identificação com o Flu, Ganso, que hoje afirma que seus filhos são declaradamente torcedores do clube, tem uma história ligada a outra grande equipe brasileira antes de se juntar ao Tricolor: o Santos.
Subindo junto com Neymar em 2008 pelo Santos, Ganso era tratado até como uma joia mais valiosa que o próprio astro da seleção brasileira. Seu início, e especialmente sua temporada em 2010, o elevaram ao status de craque, sendo cogitada sua convocação para a Copa do Mundo de 2010, apesar de não ter sido chamado. O meia chamou muita atenção durante sua passagem no Peixe, que durou até 2012.
Ganso declara se santista
Saindo do Santos em 2012 para o rival São Paulo, o ex-meia santista deixou o clube de forma um pouco conturbada, mesmo após conquistar a Libertadores de 2011 e a Copa do Brasil de 2010 com o time da Baixada. Apesar das polêmicas em 2011, o jogador, natural do Pará, revelou que é torcedor do Santos de coração.
“Fala para os caras que estão me vendendo que eu não vou sair não. Temos o Campeonato Brasileiro, onde precisamos nos recuperar, e ainda tem o Mundial de Clubes no final do ano. Sou jogador do Santos, e meu coração é Alvinegro Praiano” – disse Ganso durante uma entrevista antes do Mundial de Clubes de 2011, onde o Santos perdeu para o Barcelona por 4×0.
Apesar da declaração de amor ao Santos, o ex-meia já afirmou em recentes entrevistas seu desejo de se aposentar no Fluminense, clube onde acumula mais de 200 jogos e três taças conquistadas. Ele até mesmo “virou a casaca” para que seus filhos torçam para o Flu.
Vale lembrar que em 2022, durante uma partida entre Santos e Fluminense na Vila Belmiro, que terminou em 2×2 com Ganso marcando, o meia Tricolor saiu de campo com a camisa do Santos como forma de respeito e identificação com o Alvinegro Praiano, gesto que lhe rendeu aplausos da torcida santista.