A louca excursão do Fluminense pela Europa, comandado por Vanderlei Luxemburgo
Em 1986, antes de ‘estourar’ e virar o melhor treinador do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo foi treinador dos juniores do Fluminense e assumiu a equipe profissional interinamente para uma excursão à Europa, onde enfrentou Manchester United e Bayern de Munique.
O Fluminense no Campeonato Carioca daquele 1986 foi dirigido por Nelsinho Rosa e buscava o tetracampeonato. Porém, a equipe ficou apenas na quarta colocação e a diretoria do clube acertou a sua saída. Como não havia contratado ninguém e tinha esta excursão para a Europa logo no início do segundo semestre, após a Copa do Mundo, a solução foi deixar o treinador do sub-20 como interino no profissional. Com isto, Vanderlei Luxemburgo assumiu a equipe e foi para o Velho Continente.
No continente europeu, dirigiu o Fluminense em alguns amistosos, como no empate sem gols diante do Manchester United, em pleno estádio Old Trafford, e nos torneios de Vigo e Zurique. Na competição da Suíça, o Tricolor perdeu por 1 a 0 na estreia para o Bayern de Munique.
Porém, nesta excursão teve um recorde histórico. Em um amistoso na Castilla, na Espanha, o Fluminense enfrentou o Taracón e goleou por sonoros 12 a 1, em 15 de agosto de 1986. Esta é a maior goleada da história do Tricolor sobre uma equipe estrangeira.
O Fluminense entrou em campo com a seguinte escalação: Paulo Victor; Alexandre Torres, Vica, Ricardo Gomes e Eduardo; Jandir, Edson Souza, Renê e Romerito; Washington e Paulinho. Entraram durante a partida Ricardo Cruz, Rogério, Leomir, Renato Martins, Gallo e Marcão.
Quatro jogadores movimentam o mercado da bola no Fluminense; VEJA
Mesmo na época do natal o Fluminense não para de se movimentar no mercado de transferências. O Tricolor aguarda propostas do mundo árabe, principalmente Arábia Saudita e Emirados Árabes, e futebol japonês, para vender o atacante Caio Paulista. Clubes das regiões sondaram o atacante anteriormente, segundo o jornalista Gabriel Amaral, do Raiz Tricolor.
Além de Caio Paulista, Cris Silva, Wallace e Christian estão na expectativa de deixar o Fluminense. O lateral foi informado que uma proposta oficial está sendo preparada. A informação é do jornalista Marcelo Neves, do jornal ‘O Globo’.