Campeonato Brasileiro de 2012: Como o Fluminense foi campeão?
Comandado pelo treinador Abel Braga, o Fluminense conquistou em 2012 o seu quarto e último título brasileiro. A coroação da melhor campanha do ano veio após a vitória por 3 a 2 diante do Palmeiras, na 35° rodada.
O Fluminense finalizou a competição daquele ano com 77 pontos, cinco a mais que o vice campeão Atlético-MG. Nas 38 rodadas, o Flu terminou com 22 vitórias, 11 empates e cinco derrotas. Com 61 gols marcados e 33 sofridos. Tendo o segundo melhor ataque da competição e a melhor defesa. Aproveitamento de 67% dos pontos.
Comandado pelo atacante Fred, o camisa 9 terminou o campeonato como artilheiro, tendo marcado 20 gols na competição.
O elenco do Fluminense naquele ano tinha:
Goleiros: Ricardo Berna e Diego Cavalieri;
Zagueiros: Gum, Leandro Euzébio, Digão, Anderson;
Laterais: Bruno, Carlinhos, Wallace, Carleto, Jean e Igor Julião;
Volantes: Edinho, Diguinho e Valencia;
Meias: Thiago Neves, Wagner e Deco;
Atacantes: Fred, Wellington Nem, Marcos Júnior, Rafael Sóbis, Michael e Samuel.
Líder no último terço do Campeonato, o Fluminense liderou o campeonato a partir da 22° rodada. Antes disso, o líder foi o vice Atlético-MG, que liderou da 7° a 21 rodada.
No time do campeonato, eleito pela revista Placar, o Fluminense teve três atletas premiados, sendo eles: Diego Cavalieri, Carlinhos e Fred.
Fluminense volta a vencer no Brasileirão
No último sábado, 10 de setembro, o Fluminense voltou a vencer no campeonato brasileiro. O tricolor carioca venceu o Fortaleza por 2 a 1, com dois gols de Cano. Thiago Galhardo marcou para o Leão do Pici.
Com a vitória, o Fluminense atingiu a marca de 45 pontos, com 13 vitórias, 6 empates e 7 derrotas. O tricolor ocupa a quarta colocação na série A do campeonato brasileiro de 2022.