Carrasco do Fluminense está de volta à Libertadores
A Copa Libertadores de 2024 está aos poucos ganhando sua formação completa, com as equipes dos países sul-americanos sendo definidas gradualmente. Mais um clube, desta vez um dos recentes carrascos do Fluminense, estará de volta à competição no próximo ano e pode cruzar novamente o caminho do clube Tricolor.
Como atual campeão da América, após derrotar o Boca Juniors na grande final, o Fluminense entra na competição em 2024 com o status de detentor do título. Lutando contra diversas equipes, busca segurar o título e, ao mesmo tempo, almeja o bicampeonato da competição, com o sorteio da fase prévia está previsto para ainda este ano.
Na Colômbia, as últimas vagas para a competição foram definidas, e mais uma equipe que confirmou sua vaga foi o Junior Barranquilla. Nos últimos anos, essa equipe tem representado um desafio gigante para o Tricolor Carioca, cruzando frequentemente o caminho do clube das Laranjeiras em torneios continentais.
Junior é confirmado na Libertadores e preocupa o Fluminense
Apesar de não ter nenhum título continental em toda a sua história, o Junior Barranquilla costuma complicar a vida de diversas equipes. Na noite da última quarta-feira (13), a equipe colombiana conquistou o clausura em seu país após uma decisão nos pênaltis contra o Independiente Medellin.
Com o título, o clube confirmou sua vaga na Libertadores e pode encontrar o Fluminense na fase de grupos, algo que tem se tornado comum e desafiador para o Flu nos últimos anos. Em 2021, por exemplo, ambas as equipes se enfrentaram no mesmo grupo da competição, com o time colombiano vencendo o Flu no Maracanã por 2×1 e empatando na Colômbia por 1×1.
Em 2022, se enfrentaram novamente, desta vez na Sul-Americana, também na fase de grupos, e o time de Barranquilla complicou a vida do Tricolor, que foi eliminado na fase de grupos por um ponto, vencendo os colombianos por 2×1 no Maracanã e perdendo por 3×0 na Colômbia que foi importante na eliminação do clube.
Ao todo, são quatro partidas nos últimos três anos, com apenas uma vitória para o time Tricolor, culminando na eliminação da Sul-Americana. Com o Junior na Libertadores de 2024, alguns tricolores já começam a ficar atentos a um possível confronto com o carrasco colombiano.